top of page

Atendimento Clinico e Ambulatorial

sobre horarios de funcionamento localisacão e etc...

Sobre o Atendimento de Heitor.....

O Projeto MÃOS QUE SE AJUDAM

 

Projeto que surgiu da necessidade de se oferecer estágio supervisionado aos alunos dos segundo e terceiros anos do Curso de Formação/Especialidade em Acupuntura. Inicialmente contamos com o apoio da Imprensa, que realizando diversas entrevistas sobre o tema Acupuntura, proporcionou a divulgação do Projeto junto à comunidade.

Os pacientes interessados em participar do Projeto entram em contato com a Secretaria do Centro por telefone (0xx)81-3062 1905, sendo preenchida uma Ficha Social, esta é analisada dando-se prioridade às pessoas carentes, com menor renda familiar e que não possuem Convênio de Saúde.

Em seguida a Secretaria do Instituto entra em contato com o paciente, para marcar sua avaliação, que será realizada por alunos estagiários mediante a supervisão de monitores treinados e capacitados, nesta mesma oportunidade o paciente é atendido, e posteriormente é delineado os demais dias de atendimentos de acordo com as necessidades de cada paciente.

Hoje o Projeto já conta com a divulgação realizada pelos próprios pacientes, chegando-se hoje a uma lista de espera de mais de 400 pessoas, divulgação esta realizada a partir do próprio trabalho.

Em 2011 este projeto atendeu no total aproximadamente 8000 pacientes.

PERGUNTA E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES SOBRE O PROJETO

"MÃOS QUE SE AJUDAM"

1) O que é acupuntura e para que serve?

Resposta: A acupuntura é uma técnica que consiste no estímulo de pontos determinados na superfície da pele. Podem ser utilizadas agulhas, ventosas, estímulos térmicos (moxas), laser, sementes, imãs.

Sendo utilizada para tratamento de dores em geral, doenças físico – funcionais, gastrite, stress, insônia, distúrbios hormonais, asma, distúrbios menstruais, sinusites, incontinência urinaria, paralisia facial, e mais de oitenta doenças indicadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Na China Antiga a Acupuntura tinha uma preocupação preventiva, onde o Acupuntor deixava de receber seus salários caso o paciente viesse a adoecer, tal seu caráter preventivo.

2) O que é o Projeto Mãos que se Ajudam?

Resposta: Projeto que surgiu da necessidade de se oferecer estágio supervisionado aos alunos do Curso de Formação de Especialista em Acupuntura do Centro Integrado de Terapias Energéticas - CITE.

3) Como participar do Projeto, e a quem se destina?

Resposta: Os pacientes interessados em participar do Projeto entram em contato pelo (81)3062 1905 e se inscrevem para uma avaliação econômica social, que será analisada pelo setor de Serviço Social do CITE, priorizando-se pessoas carentes, que não possuem convênio de saúde.

4) Existe algum custo para a realização do tratamento?

Resposta: Sim, existe um custo simbólico de R$ 30,00 mensais, porém os pacientes devem ter o compromisso para com o Instituto de não faltar aos atendimentos sem prévio aviso.

5) Existem riscos de transmissão de doenças em função do uso de agulhas? E o tratamento é doloroso?

Resposta: A acupuntura é um método que deve seguir regas básicas de esterilização, sendo correto o uso de material de uso individual que fica em posse do paciente, como exigido pela vigilância sanitária, o que torna o método pratico e seguro.

A acupuntura não deve doer, eventualmente podemos atingir um nervo superficial ou profundo mais sensível da pele, causando dor. Neste caso, deve-se informar ao acupunturista que corrigira a inserção da agulha.

6) Como é um atendimento de acupuntura, e qual a freqüência do tratamento?

Resposta: Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico energético, na visão própria da acupuntura, selecionando-se os pontos de acordo com este diagnostico.

A seguir as agulhas são inseridas, permanecendo em media por trinta a quarenta minutos, podendo ou não serem estimuladas manualmente ou eletricamente neste período.

Os principais pontos antigos mais utilizados estão localizados abaixo dos joelhos e abaixo dos cotovelos, variando em profundidade de 0,3mm a 0,7mm.

A freqüência ao tratamento dependerá da avaliação e condições individuais de cada caso.

BREVE HISTÓRICO DA MEDICINA

500 d.C. Venha ate aqui e coma esta raiz.

1000 d.C. Esta raiz e coisa de ateu. Faca uma oração a Deus que esta no Céu.

1792 d.C. O Deus não esta no Céu. Quem reina a razão. Venha ate aqui e beba esta porção.

1917 d.C. Esta porção e para enganar o oprimido. Sugiro que você tome este comprimido.

1960 d.C. Este comprimido é antigo e exótico. Chegou o momento de tomar antibiótico.

1999 d.C. Antibiótico te deixa fraco e infeliz. Eis um novo tratamento: coma esta raiz.

SIGA-ME

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • c-youtube
bottom of page